7 Tendências para Vender Mais em 2018

Mudanças no modo como você se relaciona com os consumidores será fundamental para atrair e vender mais, seja no ambiente físico ou virtual.

 O varejo é um dos setores que mais sofre inovações. Através de alguns artigos de especialistas em vendas descobrimos várias novidades que você precisa considerar e selecionamos 7 tendências para você vender mais em 2018. Fique atento na leitura e trace estratégias vencedoras para o próximo ano.

1) Varejo híbrido – produtos e serviços no mesmo ambiente

Um dos maiores desafios para as lojas tem sido reter os consumidores nos pontos de vendas. Disponibilizar uma variedade de interesses no mesmo ambiente, tais como: objetos, roupas e serviços que atendam o mesmo perfil de consumidor tem dado ótimos resultados. Fazer esse mix é um desafio que requer um alto conhecimento sobre as preferências e comportamento do público alvo, mas vale a pena, pois cria um diferencial importante para o seu negócio. Portanto, um café pode vender também roupas e acessórios, ou livros e cds para um público que gosta de determinado estilo de vida, como por exemplo: intelectuais, estudantes ou apreciadores de uma boa leitura. Para o público feminino acima de 30 anos, mesclar roupas, acessórios e maquiagens com decoração e chocolateria, pode ser uma ótima alternativa.

2) Canais alinhados – mídia offline e online trabalhando juntas

Segundo vários analistas de marketing, os consumidores estão cada vez mais seletivos. A tecnologia criou novos canais e não é mais possível separar nem o ambiente físico do virtual, eles não são mais considerados concorrentes. As pessoas transitam simultaneamente entre eles o tempo todo. É comum observar-se consumidores dentro de uma loja física consultando o site da marca para comparar preços e ver mais opções do produto que lhe interessa. A internet não tem limitações de espaço para divulgar os produtos, ao contrário da loja física, por isso oferece muito mais variações de um mesmo produto para o cliente apreciar.

O que acontece é que o cliente vai à loja para testar o produto ao vivo e ter uma experiência concreta, mesmo que feche a compra pelo site. Dessa forma, estar presente em ambos os canais de maneira a propiciar uma boa experiência de compra aos usuários é fundamental. Tem que ser gostoso comprar na loja e no site.

3) O Ponto de Venda é lugar de relacionamento

Os consumidores atuais tem várias opções de compra – tais como a loja física, o site ou o revendedor da marca. Porém, um relacionamento bem conduzido fecha a compra em qualquer ambiente. Cada vez mais as grandes marcas treinam os seus vendedores não para vender simplesmente, mas sim para atender, explicar e tirar dúvidas, atuando como facilitadores. Esse novo formato pede que o lojista repense a maneira de remunerar seus vendedores, pagando melhor não a quem vende mais e sim a quem conquista novos clientes para a loja, ou vende mais para o mesmo cliente, ou ainda àquele que recebe mais elogios. O perfil ideal desse novo vendedor é de uma pessoa que gosta de gente e de se relacionar e isso é relevante na hora de contratar.

Promover cursos, palestras e apresentações artísticas no ponto de venda são outras opções criativas para interagir positivamente com os consumidores.

4) Vídeo

Esta é uma nova maneira de se comunicar com seus clientes que veio para ficar. Todos nós estamos nos tornando criadores de conteúdo em vídeo e as mídias sociais, tais como YouTube, Facebook, Instagram e Snapchat tem comprovado isto. Criamos e compartilhamos vídeos cada vez mais e com mais facilidade, sem grandes exigências na produção dos mesmos. A Live é a grande atração do momento e vale à pena aproveitar para mostrar o que sua loja tem de melhor para os internautas através de um vídeo informal e simpático feito ao vivo.

5) Seu funcionário é também o seu cliente

Cuidado! Aquele que está comprando hoje em sua loja pode participar amanhã dos processos de recrutamento e seleção para trabalhar na sua empresa. Portanto, cuidar das relações, tanto com clientes quanto com colaboradores torna-se cada vez mais importante. Contradições entre o que se diz e o que se faz estão mais transparentes, evidenciando os verdadeiros valores das marcas.

Lembre-se: a empresa é uma só, para quem trabalha e para quem consome.

6) Sustentabilidade

Recentes pesquisas apontam: os consumidores preferem opções ecológicas e socialmente sustentáveis. Encontrar novas fontes de valor ou eliminar qualquer desperdício de recursos agrega conceitos positivos à produtos e serviços. As relações com os clientes e fornecedores também estão no rol de preocupações no que se refere à ações sustentáveis.

Pense: sua empresa quer apenas vender mais ou também deseja criar um relacionamento mais forte e perene com o cliente? E quanto aos seus fornecedores, quer somente conseguir o melhor preço de compra ou possibilitar negociações mais saudáveis para ambos? Essas mudanças de paradigmas farão a diferença nas vendas.

7) Além de vender, ser um consultor

Educar e orientar o cliente sobre o melhor produto para a satisfazer a necessidade dele, estabelecendo um relacionamento honesto e interessado, pode ser fator de decisão na hora da compra. Muitas vezes, os consumidores buscam mais soluções do que produtos propriamente ditos. Tenha vendedores interessados pela causa do seu cliente e venda mais e melhor.

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