5 Erros que as Pequenas Empresas mais comentem em suas Redes Sociais.

Para entender o que não fazer na página da sua empresa quando o assunto é Mídia Social, temos que primeiro conhecer a essência deste canal, no que ele está fundamentado e porque as pessoas se comunicam através da Social Media.

Bem, como o próprio nome diz, socializar é sua principal função, utilizando-se do meio digital para conectar pessoas que se reúnem por afinidades. Tudo começou com o advento da internet e das novas tecnologias digitais, que abriram as portas da interação e conectaram pessoas ao redor do mundo, diminuindo distancias, criando oportunidades de novos relacionamentos e a troca de informações entre as redes em tempo real.

Em pouco tempo, nossa civilização mudou a forma de se relacionar e ao perceber este movimento natural e definitivo, as empresas e profissionais de marketing vislumbraram uma nova maneira de se comunicarem com seus públicos, de forma rápida, com menos custo e maior abrangência. Porém, apesar de toda tecnologia, a base de como se estabelecem os relacionamentos humanos continua a mesma: nos agrupamos por afinidades e isso se reflete nas Mídias Sociais.

Dessa forma, quando estiver se relacionando com o seu cliente através do Facebook, Youtube, Instagram, Snapchat e outros que virão, é fundamental lembrar-se que conhecer seu público intimamente e estabelecer um relacionamento consistente com ele é chave do sucesso.

Saiba quais são os 5 erros básicos que a maioria das pequenas empresas cometem em suas Mídias Sociais e conquiste mais seguidores e propagadores da sua marca:

1) Não conhecer o seu público:

Este é um grande erro, pois dele se cria uma cascata de ações erradas que deixarão a  página da sua empresa às moscas. A primeira coisa a fazer é saber em detalhes quem é o seu público-alvo, quais são seus gostos, seu comportamento, onde se encontram, quais os assuntos que lhe interessam e suas necessidades. A partir destas informações sua empresa conseguirá estabelecer um relacionamento sincero e sólido com a sua audiência que ficará feliz em fazer parte da sua comunidade e irá convidar outros amigos afins para participarem também.

2) Postar apenas propaganda:

Pense comigo: quem acessa suas mídias sociais para assistir propagandas? Aliás, a maioria das pessoas está saturada do assédio publicitário. Então, não caia nesta armadilha. Crie conteúdos de valor para seus seguidores, informações que sejam relevantes para eles e faça destes a maioria das postagens nas páginas da sua empresa. De vez em quando, apresente seus produtos e serviços, assim como promoções e ofertas. Afinal, quem não gosta de aproveitar uma boa oportunidade de compra? Mas dê prioridade aos gostos da sua audiência e veja como ela irá devolver esta consideração com muitos cliques, compartilhamentos e compras.

3) Não se importar com a apresentação das postagens:

Tem muito empresário por ai não se importando com a estética da sua comunicação nas redes sociais, postando qualquer tipo de imagem, copiando conteúdos e não se preocupando em criar postagens de bom gosto. Cuidado! A imagem da sua empresa é percebida pela qualidade e cuidado das suas páginas. Contratar uma agência ou um designer para criar seus posts é o mais indicado para figurar bem nas redes, mas se isso não for possível, recorra aos bancos de imagens gratuitos que oferecem fotos e ilustrações de boa qualidade e corra menos risco de ficar conhecido pelo mau gosto.

4) Compartilhar assuntos pessoais:

Nada a ver publicar aquela clássica foto de churrasco de domingo na chácara da família, onde todos estão descontraídos, dando risada, de bermuda e chinelo, no maior estilo relaxado. Ela pode ser linda para o seu perfil pessoal, mas não é nada bem-vinda na página da empresa. É como se você fosse atender os seus clientes com um copo de bebida na mão, rindo alto e mais interessado em festar do que trabalhar, entende? Na mídia social da empresa, o ambiente pode ser leve e agradável, mas com um toque profissional, afinal de contas, ninguém quer fazer negócio ou comprar de uma marca que não tem uma postura apropriada.

5) Não responder aos comentários:

Veja bem, você batalhou para conquistar seguidores para sua página, dedicou-se a publicar conteúdos atraentes e bem elaborados e suas publicações estão recebendo seus primeiros envolvimentos, e ai, você se descuida em responder aos comentários e a desenvolver um relacionamento com seu público. O que acontece em seguida? Sua página começa a perder audiência e envolvimento, e você se pergunta:  o que estou fazendo de errado?

Ora, as redes sociais foram criadas para proporcionar interação  entre as pessoas, dessa forma seus seguidores esperam ser ouvidos e considerados em seus comentários. Se não o forem, não o farão mais. Não deixe a página da empresa às moscas, responda aos comentários, de preferência rapidamente. Fica a dica.

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